Know no Fear!!! – Regras Situacionais para jogar WH40K em Savage Worlds

tumblr_mbp6c0dqMN1rr49fao1_1280

 

O Esquadrão e o Combate em Massa

Os inimigos do Império não são ameaças vãs. Ataques de xenos ocorrem frequentemente em escala planetária e mesmo sistemas inteiros podem cair frente a uma invasão Ork ou Tyranid.

Isto significa que frequentemente os SpaceMarines enfrentam centenas ou mesmo MILHARES de inimigos em um único campo de batalha. Esta ameaça liquidaria facilmente qualquer Força de Defesa Planetária … mas não um esquadrão de SpaceMarines determinados a manter sua posição.

Os maiores soldados do Império enfrentam sem temor as hordas de xenos e hereges com o mais rígido treinamento e com armas que devastariam cidades inteiras.

Isso nos leva ao Combate em Massa no universo de 40K

Primeiramente devemos entender que um esquadrão de SpaceMarines é mais poderoso que um exercito inteiro das Forças de Defesa Planetárias. Eles literalmente podem enfrentar um exercito de MILHARES de inimigos e almejar a vitória.

As regras de Batalhas em Massa de Savage Worlds são utilizadas assim como no Módulo Básico, com a diferença de que os personagens sempre atuam diretamente no conflito utilizando a regra de Personagens em Batalhas em Massa (pg 116). As Especializações dos SpaceMarines apresentam pequenas mudanças nesta mecânica que serão exemplificadas abaixo.

O Esquadrão neste ponto é considerado como um dos lados da Batalha e enfrentará a Horda, que sempre terá 10 Marcadores de Batalha.

O número de Marcadores de Batalha do Esquadrão varia conforme a periculosidade da Horda. Seguem alguns exemplos:

Horda Escória (7 Marcadores para os SpaceMarines, Perícia Batalha d6): Uma horda composta de algumas centenas de inimigos inferiores, portando armas simples e sem liderança efetiva. É um desafio rotineiro para um esquadrão de SpaceMarines.

Horda Perigosa (5 Marcadores para os SpaceMarines, Perícia Batalha d8): Milhares de inimigos se opõem ao Esquadrão, ou um grupo de centenas de inimigos bem equipados e sob a liderança de um forte general. É um desafio perigoso e o Esquadrão terá que dar o seu melhor para sobreviver.

Horda Mortal (3 Marcadores para os SpaceMarines, Perícia Batalha d10): Inimigos se estendem por todo o horizonte, chegando a casa dos MILHÕES, provavelmente sob a liderança de um Príncipe Demônio ou uma HiveMind Tyranid. Somente um Esquadrão extremamente experiente, com armamentos lendários tem alguma chance contra esta ameaça.

Assim como no Módulo Básico, os jogadores desempenham suas ações e o líder do Esquadrão realiza um teste da Perícia Batalha contra a Horda, modificado por quaisquer ações dos SpaceMarines sob seu comando. O lado vencedor remove marcadores do lado perdedor. As Especialidades dos SpaceMarines e seu treinamento em combate como parte de um esquadrão concedem certas vantagens neste teste de perícia que equilibram o combate, mesmo os SpaceMarines estando em menor número. Este treinamento também permite que um Esquadrão de SpaceMarines não sofra qualquer efeito de Moral, nunca fugindo frente a um desafio, mesmo os insuperáveis. Algumas espécies de xenos tem a mesma habilidade como os Orks e sua idolatria pela batalha, os Tyranids e sua mente coletiva e os Necrons e sua suposta imortalidade.

Um exemplo de Batalha em Massa em WH40K:

Ork_Nobs_ChargeO 6o Batalhão dos Ultramarines desembarcou em Callibus 7 apenas para se deparar com uma invasão maciça de Orks. Os relatórios da Inquisição estavam muito errados… Seus números eram ínfimos comparados a horda verde que se estendia pela planície.

O Comandante Marius começa a dar as ordens e seus Irmãos de Batalha respondem imediatamente em uma sincronia perfeita. Irmão Claudius leva seu Heavy Bolter para uma colina mais alta a fim de ter ampla linha de tiro, Aurelius ascende aos céus com seu JumpPack e o Irmão Tito se prepara para monitorar a saúde e manter o esquadrão funcional para seu Comandante.

A Horda de Orks supera em muito o esquadrão Ultramarine, mas utilizam armas primitivas e não possuem veículos ou demais armas pesadas o que a classifica como uma Horda Perigosa (os SpaceMarines possuem 7 Marcadores de Batalha contra 10 da Horda Ork).

Os SpaceMarines realizam suas ações antes do teste de Batalha. O Devastador rola seu atirar e consegue uma Ampliação, portanto um Marcador adicional será removido se os SpaceMarines vencerem esta rodada. O Marine de Assalto sobe aos céus e mergulha no meio da Horda e adiciona +2 em seu ataque. O Apotecário testa Curar e consegue evitar que nesta rodada um Marcador seja removido do Esquadrão. Como Marine Tático, o Comandante Marius realiza seu teste de Batalha com um bônus de +2 e obtém um resultado 9. A Horda consegue um resultado 6 o que configura uma superioridade do Esquadrão nesta rodada que consegue retirar 2 Marcadores de Batalha nesta rodada.

Na descrição da cena, o Comandante Marius ordena o ataque em formação 14, que é prontamente respondida por todos os SpaceMarines. Aurelius sobe aos céus e rompe a horda como um meteoro, espalhando os inimigos pelo campo. Claudius se posiciona em uma colina e inicia uma linha de destruição com seu Heavy Bolter, matando dezenas de inimigos. O Irmão Tito inicia o monitoramento de todos os membros do Esquadrão e administra analgésicos e coagulantes para manter todos na ativa. O Comandante Marius mantém o ataque cerrado ao mesmo tempo em que monitora a posição tática do Esquadrão. Os Orks morrem as dezenas, mas os mortos são pisoteados pelas infindáveis fileiras da Horda.

 

Corrupção

Forces Of Chaos

Todos os seres no universo de WH40K estão sujeitos a Corrupção dos Deuses do Chaos e esta é extremamente presente no cotidiano. Apenas uma vida de privação e devoção enormes podem manter o cidadão imperial seguro contra a influência dos Deuses do Chaos. Esta influência se manifesta na forma de Pontos de Corrupção. Sempre que uma pessoa ceder a influência do Chaos ela adquire um Ponto de Corrupção. Blasfemar contra o Imperador, destruir algo sagrado, pedir as bênçãos do Chaos ou ajudar estas, são ações que infligem um teste para resistir a Corrupção. O personagem pode tentar resistir a influência corruptiva dos Deuses do Chaos através de um teste de Espírito. Uma falha indica que o personagem sofre 1 Ponto de Corrupção.

Enquanto os Pontos de Corrupção não superarem o valor máximo do dado de Espírito do personagem, este não sofre os efeitos do Chaos. Assim que ele supera este valor ele adquire a Complicação Impuro. Caso ele continue adquirindo Pontos de Corrupção até superar em 4 o valor máximo do dado de Espírito (similar a uma Ampliação) ele adquire a Complicação Corrompido. Estas complicações são irreversíveis.

Impuro: o personagem adquire alguma característica física que pode ser facilmente disfarçada, mas que o identifica como uma criatura do Chaos. Olhos de cores não encontradas na espécie humana, pequenas marcas no corpo, protuberâncias e demais sinais, se encontrados podem identifica-lo como um agente do Chaos. O Impuro também pode ser detectado por psionicos caso estes estejam efetivamente procurando por um agente do Chaos. Sempre que o Impuro agir em favor das forças do Chaos, ele recebe um bônus de +2 em todos os testes que realizar.

Corrompido: o personagem é claramente um Agente do Chaos, apresentando múltiplas deformidades que não podem ser mascaradas. Ele será perseguido e morto por qualquer membro do Império. Sempre que agir a favor das forças do Chaos ele recebe um bônus de +4 em todos os testes que realizar. Agora você está jogando Black Crusade.

Remover Pontos de Corrupção é um processo extremamente difícil para um personagem. Viagens de purificação, recuperar um artefato, um longo período de reclusão são alguns meios de remover 1 Ponto de Corrupção. Mesmo a remoção dos Pontos de Corrupção não removem as deformidades causadas por esta, o personagem deve lidar com a perseguição e o ódio pelo resto de sua vida.

 

Fabio Vs The World avatar twitter GG

 

 

Carok já se corrompeu faz tempo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s